Ninguém pode nos culpar, pois o vapor, a máscara, a massagem facial e uma esteticista muito agradável e simpática podem certamente fazer com que nosso dia pareça uma pausa perfeita do mundo exterior.

Fazer tratamentos faciais regulares pode ajudar a melhorar sua pele e mantê-la saudável e brilhante. Mas todos sabemos que esta nossa escapadela luxuosa pode custar muito caro.

Não é algo que todos possam fazer com frequência, além das amáveis ​​palavras de recomendação do seu esteticista para voltar todos os meses. Quer dizer, todos podemos concordar que o faríamos se pudéssemos, o que infelizmente nem sempre é o caso.

No entanto, felizmente, pode obter resultados semelhantes aderindo a um bom regime de cuidados em casa, como esfoliante, vapor e usando uma máscara facial em casa.

O grande segredo para uma pele clara e brilhante é basicamente entender a ordem correta de cada etapa e usar os produtos certos para o seu tipo de pele.

Talvez possa fazer anotações mentais na próxima vez que visitar o seu salão/ spa favorito para um tratamento facial. Ou a coisa mais fácil de fazer é simplesmente continuar lendo para descobrir tudo sobre como fazer um tratamento facial em casa em 8 etapas fáceis.

1. Definir o ambiente

imagem facial do spa

Se tiver a sorte de ter a casa toda para si no dia em que decidir fazer um tratamento facial, deve totalmente considerar dar aquele passo extra de mimar-se e criar o ambiente com algumas velas perfumadas ou até mesmo incensos para criar um ambiente para a sua mente relaxar.

Tocar uma música calma e suave de fundo pode ajudar a relaxar a sua mente e colocar todas as suas preocupações em espera. O autocuidado é importante e lidar com um problema de cada vez é sempre melhor quando  o aborda com a cabeça limpa.

Se não quer exagerar na situação, então não precisa se preocupar muito com a ideia de que tudo precisa ser perfeito. Lembre-se de que tudo o que você precisa fazer é relaxar e aproveitar ao máximo o espaço para si.

2. Limpe a pele

Agora que reservamos alguns minutos extras para preparar a sala e definir o ambiente, é hora de passar para a primeira e mais importante etapa no início de cada tratamento facial.

A nossa pele está constantemente exposta as agressões ambientais e à poluição ao longo do dia.

De maquilhagem, sebo e suor a pequenas partículas de sujidade e radicais livres, isso acumula-se constantemente na superfície da pele e pode contribuir para o entupimento dos poros e erupções cutâneas.

É por isso que é importante começar cada tratamento facial com uma boa limpeza, para que possa remover até o último vestígio de sujidade, excesso de óleo e poluição da superfície da pele e deixar uma tela em branco para todos os produtos incríveis que está prestes a usar.

Como escolher o limpador certo para a pele?

A função de barreira da pele é uma das coisas que podem ser interrompidas sem esforço excessivo.

Pode ser tentador ter aquela sensação de limpeza total depois de limpar o rosto, mas isso apenas significa que está potencialmente a romper a barreira da película de óleo fina produzida pela pele para se manter protegida, hidratada e limpa.

Isso é chamado de manto ácido e é uma combinação de suor e sebo.

Porque não queremos isso para a nossa pele delicada, é de extrema importância encontrar um limpador que se adapte à pele.

Optar por limpadores com textura leitosa e pH balanceado é uma boa opção para qualquer tipo de pele, inclusive oleosa, pois esse tipo de pele também precisa de hidratação para se manter saudável.

3. Esfoliar

Imagem Nightly Refining Micro-Peel Concentrate de Kiehl

 

Os peelings faciais são o produto perfeito e está a levar a esfoliação um passo adiante no jogo dos cuidados com a pele. Esta é uma fórmula esfoliante suave especialmente recomendada para peles sensíveis ou com tendência acneica.

Embora os esfoliantes abrasivos sejam algo com que todos nós temos uma sólida experiência, eles agora estão a começar a mover-se para o lado, abrindo caminho para os novos produtos químicos especialmente formulados para ajudar a ressurgir as células mortas da pele e revelar uma tez mais jovem e brilhante por baixo.

Os compostos químicos normalmente utilizados para formular este tipo de esfoliação são os ácidos alfa e beta hidroxi , como os ácidos glicólico, lático, málico, mandélico, cítrico e salicílico.

Eles trabalham sua mágica para remover suavemente as células mortas da pele e promover a renovação celular para uma pele clara e uma tez lisa.

Como escolher o esfoliante certo para a sua pele?

Se é alguém que nunca experimentou esse tipo de esfoliação, mas está curioso para fazê-lo, há algumas coisas que deve considerar antes de gastar o seu dinheiro em algo que pode não funcionar com o seu tipo de pele.

Embora essas sejam fórmulas geralmente mais suaves e estejam a tornar-se cada vez mais recomendadas por especialistas em pele por fazerem maravilhas absolutas com a esfoliação da pele, há algumas diferenças em seu uso.

Enquanto os alfa-hidroxiácidos são mais eficazes no tratamento de problemas de pigmentação leves, como pele danificada pelo sol e manchas senis, os beta-hidroxiácidos, por outro lado, proporcionam uma esfoliação mais profunda e são mais recomendados para peles problemáticas e propensas a acne.

4. Faz um envoltório facial

Uma das partes mais relaxantes de um tratamento facial é quando a esteticista envolve cuidadosamente uma toalha quente e úmida no seu rosto por alguns minutos.

Muitos spas costumam usar essa técnica como uma alternativa ao vapor porque a mistura de calor e umidade afrouxa e abre os poros na preparação para as extrações e os produtos benéficos que se seguem durante o tratamento facial.

Além de ser muito benéfica para a pele, esta prática promove uma sensação indulgente de relaxamento e bem-estar e não há absolutamente nenhuma razão para que não possas fazê-lo em casa como parte do teu luxuoso tratamento facial caseiro.

Para o máximo relaxamento e roubar algumas propriedades restauradoras extras da pele, molhe a toalha de rosto em água quente com infusão de camomila antes de envolvê-la no rosto.

5. Aplique uma máscara purificadora

imagem de cuidados com a pele

Agora que os seus poros estão macios e abertos, é hora de aplicar uma boa máscara de desintoxicação para obter o efeito mais benéfico.

Embora as máscaras de argila sejam geralmente recomendadas para peles mais oleosas e congestionadas, isso não significa que a pele seca não se beneficiaria com uma máscara de argila mais suave misturada com ingredientes apropriados.

Em um nível molecular, a argila tem uma carga elétrica negativa e isso fornece efeitos de atração surpreendentemente poderosos, já que a maioria das toxinas e radicais livres, por outro lado, têm carga positiva.

Portanto, a argila absorve essas toxinas e naturalmente limpa a pele de seus efeitos nocivos.

Como escolher a máscara de argila certa para sua pele?

Como já mencionei acima, se tem pele oleosa ou com tendência a acne, é provável que já esteja familiarizado com as máscaras de argila e como elas funcionam bem.

A argila de caulim ou argila da China é um pó suave com poderosas propriedades absorventes. É conhecido por absorver o excesso de oleosidade na superfície da pele e retirar as impurezas da pele.

Se tem pele oleosa ou com tendência a acne, esse tipo de argila tornar-se-á o seu melhor amigo, pois finalmente poderás dar um beijo de despedida nos seus poros entupidos.

A argila de calamina, por outro lado, ajuda a clarear manchas escuras e mantém a pele hidratada e livre de erupções.

Mesmo que não tenha problemas com acne ou congestão, a argila pode oferecer uma experiência hidratante se a sua pele estiver seca.

Basta procurar aqueles que contenham ingredientes hidratantes como glicerina e ácido hialurônico, ou se estiver a prepar o seu próprio pó, certifique-se de misturá-lo com azeite de amêndoa ou azeite e adicionar um pouco de hidratante, água de rosas ou toner de camomila.

6. Tom

Depois de remover a máscara facial, é hora de tonificar a pele.

Como todos sabemos, os toners são usados ​​para ajudar a remover o excesso de sujeira, quaisquer vestígios de óleo deixados na superfície da pele, maquiagem e poluição.

Mas isso realmente não se aplica a si neste ponto do seu rosto, certo?

Os toners também são usados ​​para refrescar e equilibrar o valor do pH da sua pele e prepará-la para cada produto que vem após a limpeza diária regular, pois ajuda os ingredientes ativos dos produtos a penetrarem na pele mais rapidamente.

Como escolher o toner certo para sua pele?

Os toners tradicionais consistem em extratos que ajudam a acalmar e refrescar a pele. Eles variam em força e alcançam um efeito tonificante e refrescante sem qualquer dor forte.

Eles atuam apertando e hidratando levemente a pele e evitando que ela resseque.

Os toners suaves, especialmente formulados para tipos de pele sensível, não contêm ingredientes irritantes, como adstringentes à base de álcool, e promovem uma pele limpa e brilhante.

O mais suave e benéfico para as peles mais sensíveis, secas e desidratadas é um tônico suave com água de rosas .

Existe outro grupo de tonificantes chamados adstringentes e, embora às vezes seja recomendado, esse tipo essencialmente não vai ajudar a sua pele, mas pode causar mais irritação.

Os adstringentes têm a ação mais forte dos tonificantes e sua força se deve à quantidade de álcool que geralmente contêm. Isso irrita a pele e causa um leve inchaço ao redor dos poros, fazendo com que pareçam temporariamente menos óbvios.

Eles são muito fortes para peles secas ou sensíveis, pois ressecam os óleos naturais da superfície da pele. Embora os tipos de pele oleosa provavelmente não apresentem problemas potenciais com este produto, ainda não é recomendado o uso a longo prazo.

Alguns adstringentes contêm substâncias anti-sépticas que matam as bactérias da superfície e são úteis no tratamento de peles manchadas, pois ajudam a secar e curar pústulas e prevenir a formação de cravos pretos.

7. Máscara de folha

Depois de preparar sua pele com um toner suave, agora é hora de um impulso extra de hidratação.

As máscaras de lençol são máscaras de fibra em forma de rosto embebidas em um soro hidratante e uma alta concentração de ingredientes ativos. São necessários 15 minutos extras do soro infundido na máscara de sua escolha para funcionar, aumentando o conteúdo de água e nutrindo a pele.

Uma dica para potencializar as propriedades hidratantes desse tipo de máscara é refrigerar o sachê antes de abri-lo e ajustá-lo no rosto e pescoço.

Um bônus extra é que, uma vez removido, pode massagear suavemente o soro restante na sua pele até que seja totalmente absorvido antes de continuar para a última etapa de seu tratamento facial.

Como escolher a máscara de lençol certa para sua pele?

O que todo mundo mais gosta nas máscaras é, além de serem extremamente hidratantes e refrescantes, elas costumam ser bastante baratas.

Eles são recomendados para todos os tipos de pele e pode literalmente não errar em relação ao lençol de máscara a ser usado para o seu tipo de pele, já que todos os tipos de pele precisam de um aumento de hidratação de vez em quando.

Eles podem ser feitos de fibra, algodão ou celulose e todos esses materiais permitem que o ar circule e a pele respire.

8. Hidratar

Esta é a etapa final de cada tratamento facial.

Massagear suavemente um hidratante na pele irá hidratá-la e reabastecê-la e, além disso, os movimentos leves e suaves da massagem manterão os músculos faciais tonificados e evitarão a flacidez da pele.

Como escolher o hidratante certo para sua pele?

Esta pode parecer a parte mais estressante e complicada, especialmente com todos esses produtos no mercado que podem fazer sua cabeça girar de ansiedade quando se trata de escolher o certo para si.

A forma mais comum de um hidratante é um creme e, como fez com todos os seus produtos para a pele, é crucial escolher o melhor com base no seu tipo de pele.

Um hidratante deve ser agradável assim que o aplica, e quase imediatamente mostrará se a sua pele não combina com ele.

Tipos de pele oleosa : embora tenha a capacidade de reter a umidade melhor do que qualquer outro tipo de pele, ainda requer hidratação.

Evitar óleos que dão uma sensação gordurosa e pesada e optar por um hidratante sem óleo que contenha ácido hialurônico é provavelmente a melhor opção para si.

Tipos de pele seca : devem procurar ingredientes nutritivos como manteiga de karité, óleo de jojoba e glicerina que irão hidratar com eficiência, dar conforto e aliviar a sensação constante de aperto.

Tipos de pele sensível : provavelmente devem evitar fragrâncias e optar por hidratantes sem perfume e hipoalergénicos que contêm extratos de aloé vera e camomila.

imagem facial do spa

Espero que tenha gostado do artigo e que venha a ser util