Como fazer um cronograma capilar para crescimento e ter fios saudáveis

O crescimento capilar é um assunto recorrente no universo feminino, mesmo para mulheres que preferem cabelos mais curtos. Isso porque, ao falarmos de crescimento capilar, falamos sobre a saúde do cabelo.

O que é cronograma capilar para crescimento?

Para obter um bom crescimento capilar é preciso um certo investimento de tempo e cuidado com o cabelo e o couro cabeludo, basicamente a construção de uma rotina. Mas o que é um cronograma capilar para crescimento?

Também conhecido como projeto rapunzel,  “cronograma capilar consiste no conhecimento e das necessidades do couro cabeludo e haste (fios), e isso vai muito além do que simplesmente receitas caseira com alimentos. Em um cronograma, compreende-se as necessidades reais de um cabelo, como, por exemplo, hidratação, nutrição e reconstrução”. Ou seja, antes de iniciar sua rotina de cuidado, é importante conhecer seu cabelo para saber o que ele mais precisa naquele momento, para que o seu crescimento seja saudável e significativo.

Além disso, serve “para todos os tipos de cabelos, desde que tenha a compreensão do que de facto precisa”. Para isso, além de conhecer as necessidades do seu cabelo, é sempre bom também conhecer o seu corpo. Muitas vezes, a falta de um nutriente ou vitamina no organismo pode atrapalhar o desenvolvimento capilar e, até mesmo, causar quedas severas. Nesses casos, procure um médico.

Etapas do cronograma capilar para crescimento

Em todo cronograma existem diversas etapas a serem cumpridas, no cronograma para crescimento capilar não é diferente.

Higienização do couro cabeludo

Segundo os especialistas, esta etapa é essencial para um cronograma de crescimento capilar, já que é uma rotina de cuidado especial “requer o uso de shampoo cosmecêuticos. Diferente de cosméticos que servem apenas para limpar, embelezar e perfumar, o shampoo cosmecêutico com ativos de tratamento como os óleos essenciais, argilas e chá-verde, por exemplo, tem atuação terapêutica para auxiliar no equilíbrio do couro cabeludo e estímulo de crescimento dos cabelos”, afirmam

Além disso, “o ideal é ter uma constância de higienização capilar no couro cabeludo pelo menos três vezes na semana”, baseando o restante do cronograma pela lavagem.

Hidratação capilar

Muito provavelmente, a hidratação é a forma de tratamento mais famosa entre os cuidados com o cabelo. De acordo com os especialistas, a hidratação “serve para manter a umidade natural dos fios, para cabelos desvitalizados, ressecados e sem brilho”. Para isso, é necessário utilizar “ativos a base de água, que também possuem vitaminas e aminoácidos”.

Mas ao contrário do que muitos pensam, “hidratação não é levar água para o cabelo, pois isso não existe. Um creme de hidratação será sempre um creme mais leve, mais suave, com base aquosa, para que não tenha peso. Sempre com alguma vitamina, como vitamina A e ceramidas em sua composição. Ele vai fazer esse papel para manter a umidade natural do fio, nós não levamos água para dentro do cabelo”.

Ademais, os terapeutas capilares falam sobre como os protocolos do cronograma devem iniciar. “Sempre com uma hidratação, podendo ser feita 2 vezes durante a semana”, recomendam.

Nutrição capilar

Quando falamos em nutrição capilar, estamos a falar de “nutrir e alimentar” o cabelo. “O processo de nutrição é para nutrir com vitaminas, aminoácidos, colágenos e óleos. Ela serve para cabelos porosos, ásperos e sem balanço”.

Além disso, os especialistas também abordam sobre a confusão que pode ocorrer entre os termos “nutrição” e “umectação”, que apesar de terem a mesma função, diferenciam-se pelo facto de que a nutrição propriamente dita é realizada com um creme mais encorpado como base, com “mais aminoácidos e colágeno”.

Já a umectação é feita apenas com óleos vegetais. “O termo nutrição e umectação em verdade são os mesmos protocolos ou serviços. Mas, na nutrição, teremos ativos a base de vitaminas e aminoácidos. A umectação vem de untar, besuntar, ou seja, passar óleos vegetais para essa finalidade. Claro que posso usar na nutrição também, mas nesse caso a umectação serve para selar os fios, dar maleabilidade, sedosidade e balanço”.

Reconstrução

“A reconstrução vem do termo reconstruir, reparar. Ela serve nos casos de processos químicos como madeichas, relaxamento e cabelos elásticos”. Mas apesar de atualmente ser a queridinha das mulheres “nos produtos para reconstrução existe uma quantidade maior de queratina hidrolisada, e colágeno, que não terão muito efeito em um cabelo ressecado, sem brilho, sem balanço e quebradiço, que necessita muito mais de uma hidratação e nutrição”.

E é exatamente por isso que recomendo que, no decorrer de um mês de cronograma, a reconstrução seja realizada apenas uma vez. “Durante o mês, pode se fazer durante 3 semanas o protocolo de hidratação duas vezes na semana e nutrição uma vez na semana, e na última semana, fazer uma reconstrução, uma nutrição e termina com uma hidratação”.

Além disso, a reconstrução é para casos que realmente há necessidade, como é o caso de cabelos processados quimicamente, cabelos elásticos. […] Em um cronograma capilar, se eu não faço o uso de prancha, de secador, se o meu cabelo não está elástico e não possui química, não é preciso colocar reconstrução”.

É de extrema importância entender não apenas o seu tipo de cabelo, mas também o que ele precisa para crescer saudável e forte. “Um cronograma capilar é muito mais do que esses que a gente encontra feitos para todo o mundo. Por isso que não devemos tomar como base essas receitas de cronograma capilar que tem na internet e sim criar um cronograma capilar de acordo com a necessidade real de cada situação e de cada cabelo.

Tabela para cronograma capilar para crescimento

Com todas essas etapas e dicas, com certeza, ficou na dúvida sobre como montar um cronograma ideal para o seu projeto rapunzel. Claro que cada cabelo terá uma necessidade especial, mas deixo um cronograma que pode ser utilizado pela maioria das pessoas, e pode adaptá-lo como achar melhor. Confira, a seguir, o cronograma para as primeiras três semanas de cuidados:

  1. Segunda: Como afirmei “o ideal e ter uma constância de higienização capilar e do couro cabeludo”, com isso, indico que o cabelo seja lavado pelo menos 3 vezes na semana, com shampoos cosmecêuticos, como dito anteriormente. Com o cabelo lavado, inicie o protocolo realizando uma boa hidratação.
  2. Quarta:novamente, realize a higienização dos cabelos, com um shampoo com ativos de tratamento como os óleos essenciais, argilas e chá-verde, com atuação terapêutica para auxiliar no equilíbrio do couro cabeludo e estímulo de crescimento dos cabelos. Feito isso, pode escolher realizar uma nova hidratação, ou uma nutrição, com produtos adequados.
  3. Sexta:no caso de ter realizado uma hidratação na quarta-feira, siga o protocolo realizando uma nutrição, e vice-versa. Lembrando-se sempre de anteriormente higienizar o cabelo e o couro cabeludo.

Passado as três primeiras semanas, é hora de modificar o seu cronograma. Confira a rotina de cuidados para a última semana do mês:

  1. Segunda:com os cabelos limpos, é hora de fazer uma reconstrução. Escolha produtos de acordo com a necessidade do seu cabelo.
  2. Quarta:agora é hora da nutrição. Opte por bons cremes e adicione óleos vegetais, ou realize apenas uma umectação, para repor os nutrientes do seu cabelo.
  3. Sexta:finalize o mês de protocolos realizando uma boa hidratação, para repor e manter a umidade natural do seu fio.

Uma dica importante para toda esta rotina de cuidados é: o crescimento capilar vem do couro cabeludo. O que se usa, nestes casos, são produtos à base de óleos essenciais, argilas, chá-verde, produtos à base da cafeína e biotina,

Além disso, depois de uma bela hidratação, pode fazer uma umectação para criar uma barreira de proteção para não perder a umidade natural com facilidade”. Apontou tudo? Então prepara-se para iniciar seu projeto rapunzel, e ter um cabelo comprido de sonhos!

Produtos para cronograma capilar para crescimento

Agora que possui as informações necessárias para realizar o seu cronograma capilar para crescimento, precisa conhecer os melhores produtos. Selecionei alguns dos mais queridinhos, confira abaixo:

 Publicidade

1.   Filler & Shield Pure Care-Liss Shampoo

Shampoo Liss contém propriedades restauradoras para cabelos alisados ​​e danificados quimicamente. O Shampoo é infundido com queratina concentrada, aminoácidos e óleos essenciais que reconstroem constantemente a estrutura do cabelo. O shampoo hipoalergênico é um limpador suave que hidrata intensamente os fios de cabelo ajudando-os com seu crescimento e resistência. Feito com ingredientes sustentáveis ​​e naturais, o shampoo restaurador é desenvolvido por dermatologistas para purificar os fios de cabelo tornando-os mais flexíveis e macios.  Deixe seu cabelo com uma sensação de frescor e brilho limpo todos os dias com nosso shampoo sem sulfato.

  • Hidrata e fortalece o cabelo
  • Produto de limpeza suave no couro cabeludo
  • Previne a perda de umidade
  • Impede danos causados ​​por radicais livres e poluentes
  • Melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo
  • Livre de ingredientes prejudiciais, como sal, sulfatos e parabenos

 

2. Liss Hair 2in1 Condicionador e Mascara |Tratamento Anti Frizz e FlyAways pós-alisamento

A Mascara condicionadora liss foi projetada para rejuvenescer nossos fios para que o brilho jovem não pare apenas na linha do cabelo, mas em vez disso, brilhe até as pontas. A máscara protetora capilar é enriquecida com queratina concentrada, aminoácidos e óleos essenciais que reconstroem a estrutura do cabelo. Este tratamento capilar simples de usar tem características restauradoras, tornando-o o tratamento condicionador definitivo que oferece resultados surpreendentes para cabelos danificados pelo sol, secos e excessivamente processados.

  • Reabastece a juventude do cabelo
  • Suaviza e hidrata o cabelo
  • Ajuda a reduzir o frizz e os níveis de brilho à esquerda
  • Fórmula de domesticação emaranhado
  • Fórmula livre de crueldade

 

3.Mascara de nutrição profunda para cabelos crespos secos |concentrado de Tratamento de disciplina de hidratação Instantânea

 Máscara de Hidratação Gold Touch  da Parfait® é uma máscara capilar de revitalização de cor dourada, livre de quaisquer propriedades de coloração. Sua fórmula contém aminoácidos essenciais, proteínas biológicas e vitaminas vegetais com fins antioxidantes. Esta máscara condicionadora evita o desgaste do cabelo, proporcionando uma troca iônica dentro dos fios, oferecendo mais brilho e maciez. É perfeito para o uso diário. É uma reconstrução completa do tratamento capilar que limpa os cabelos oleosos ao seu brilho e maciez naturais.

  • Ideal para cabelos alisados
  • Mantém o alisador de cabelo por mais tempo
  • Sela as cutículas
  • Reabastece cabelos alisados

 

Em todos os artigos tem 10% de desconto usando o código: MARISAVR

 

Espero que tenha sido útil!

 

Um beijinho

Marisa Rebelo

Leave a Reply

×

Powered by WhatsApp Chat

× How can I help you?
%d bloggers like this: